Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

LIBERDADE

Falar em liberdade é muito simples, porém entender o que é liberdade dentro de uma determinada sociedade e no mundo como todo é bem mais complexo. Neste texto vou procurar ao máximo simplificar esse assunto, baseando nas definições já existentes de filósofos, e como a sociedade encara esse tema.
Para iniciar quero deixar claro o que significa a palavra ‘liberdade’, fora de qualquer contexto. Liberdade é a condição de uma pessoa poder dispor de si; faculdade de fazer ou deixar de fazer algo; livre arbítrio; faculdade de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei; o uso dos direitos do homem livre.
Com todos esses conceitos nota-se que a liberdade está inserida no inconsciente do ser humano, mas a razão, a consciência vai limitar o seu uso, logo, percebe-se, que por estar intrínseca no inconsciente, a liberdade, também está inerente na subjetividade da sociedade, ou seja, a liberdade é um princípio natural, que emerge da coletividade, assim tudo que rege uma sociedade deve observar essa lei natural, pois todos nós nascemos com essa idéia de sermos livres, até mesmo os animais tem em seu instinto a busca da liberdade.
A melhor forma de esclarecer liberdade é mostrando como ela atua, o exemplo mai puro de liberdade é o pensamento do ser humano, não existe nada que possa privar alguém de pensar o que quiser e é daí que vão surgir as ações, que são vontades e que por sua vez, só existem, porque, existe liberdade para serem realizadas. Entretanto, sabe-se que nem tudo que queremos podemos, a liberdade também sofre limitações, por exemplo, todos os brasileiros são livres para comprarem um carro, mas nem todos terão poder para comprar. Aí chegamos ao ponto principal da discussão, pois, para realmente haver liberdade é necessário existir a possibilidade, que deve ser concreta e objetiva.
A expressão ‘liberdade’ é discutida em todas as sociedades do mundo, mas o mais importante é saber que todas as pessoas possuem a liberdade nas próprias mãos, bastando ter consciência disso e não deixando que se faça dela algo prejudicial à vida em sociedade e nem a própria pessoa. Porque liberdade não é só livre arbítrio de fazer o que se quer, mas é também o respeito e a disciplina perante a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário