Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

WILLIAM SHAKESPEARE

"Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.

No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e 
querida e companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração."


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Pinscher e a Vira Lata

Esta é a história de duas pessoas apaixonadas que em determinada situação se transformam em cães, especificamente em um Pinscher e em uma Vira Lata. Pode parecer estranho, e realmente é, uma vez que sempre que surge um assunto que levanta controvérsias a transformação se inicia.



O Pinscher sempre ousado e curioso começa a xeretar em tudo e se vê algo estranho já começa a latir sem parar, sem parar mesmo. Seu latido estridente e curto repedindo várias vezes, por horas, é suficiente para tirar qualquer vira lata do sério, e tira. A Vira Lata procura manter a calma, não é barulhenta e nem se irrita fácil, mas suportar um Pinscher latindo sem parar por causa de uma meia que está na gaveta errada é muito até mesmo para a Vira Lata, que logo se levanta e joga todas as meias no chão e com um único e definitivo latido pede para o Pinscher guardar suas meias do jeito que preferir.


É sempre assim, Pinscher late, late, late e Vira Lata parece estar na lua sem se importar com nada e sem muito esforço e nenhuma preocupação da um jeito na situação.


Apesar de ser pequeno, Pinscher é muito inteligente e leal, ficando sempre em alerta observando tudo, é perfeito para Vira Lata que é tão desatenta quanto uma porta, mas quando submetida em alguma situação complicada é a primeira a resolver o problema.


No supermercado não é diferente, Pinscher leva a lista e não pega nem menos e nem mais dos itens marcados, Vira Lata não pode ver uma promoção que sai correndo e pega o máximo permitido, já está armada a guerra. Os cabelos da nuca do Pinscher se arrepiam e Vira Lata já nota os dentes caninos à mostra. Sem se exaltar ela continua às compras normalmente, mas Pinscher farejou algo estranho no ar. Pois, qual seria a utilidade de cinquenta esmaltes de cores diferentes para uma pessoa que possui vinte unhas. A cena canina começa, e Pinscher não pára, ele tem infinitas justificativas que mostram que Vira Lata está errada ao levar os esmaltes e por quinze minutos late sem interrupção. Para Vira Lata é os quinze minutos de meditação. Depois de exausto, a Vira Lata determinada a levar os esmaltes, resolve a situação levando apenas vinte. Os dois saem felizes do supermercado, ora, o problema estava no excesso, Pinscher é muito sistemático e Vira Lata é “oito ou oitenta”. Um é o equilíbrio do outro.


Não importam onde estão, sempre que querem entrar em um acordo eles se transformam em cães, depois de entrarem em um consenso voltam ao estado normal. Eu ainda não sei o porquê dele se transformar em Pinscher e ela em Vira Lata, mas deduzo que seja porque ele é chato como um Pinscher e ela Desengonçada como uma Vira Lata.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sobre a Vida

Viver é sentir a natureza, interagindo com ela todo o tempo. É ter cachorros e ter seu espaço conquistdo no mundo. Vive é aprender, é ter o direito de errar, errar, errar e errar de novo para solucionar o problema. Viver é uma subida que no topo se encontra paz, harmonia e felicidade. Cabe a nós alcançarmos o topo e no momento certo de nossas vidas chegaremos.
O topo é o maior conhecimento, é  a sabedoria, são todas as fases boas e experiencias felizes adquirida durante a trajetória.
Pode-se dizer que vivemos para aprender a viver, por isso quanto mais intensamente vivermos mais rápido alcançaemos o topo.
Só o mais puro sentimento de vida é suficiente para vivermos a cada dia, mesmo nas horas de derrota e de extrema angústia. Viver é receber o melhor do que está a nossa volta. É retirar a rosa da podridão e fazer um jardim a sua volta.
O que torna a vida muito mais interessante é a independencia mental de tudo que vive. Cada ser tem autonomia e liberdade para chegar ao topo. E o melhor de tudo é que viver não é um jogo, todos os viventes caminham, mesmo sem ter coinsciência, para o connhecimento verdadeiro.
É só viver, não existe outra opção (na verdade a morte é a outra opção, e eu ainda estou aprendendo a viver).

LIBERDADE

Falar em liberdade é muito simples, porém entender o que é liberdade dentro de uma determinada sociedade e no mundo como todo é bem mais complexo. Neste texto vou procurar ao máximo simplificar esse assunto, baseando nas definições já existentes de filósofos, e como a sociedade encara esse tema.
Para iniciar quero deixar claro o que significa a palavra ‘liberdade’, fora de qualquer contexto. Liberdade é a condição de uma pessoa poder dispor de si; faculdade de fazer ou deixar de fazer algo; livre arbítrio; faculdade de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei; o uso dos direitos do homem livre.
Com todos esses conceitos nota-se que a liberdade está inserida no inconsciente do ser humano, mas a razão, a consciência vai limitar o seu uso, logo, percebe-se, que por estar intrínseca no inconsciente, a liberdade, também está inerente na subjetividade da sociedade, ou seja, a liberdade é um princípio natural, que emerge da coletividade, assim tudo que rege uma sociedade deve observar essa lei natural, pois todos nós nascemos com essa idéia de sermos livres, até mesmo os animais tem em seu instinto a busca da liberdade.
A melhor forma de esclarecer liberdade é mostrando como ela atua, o exemplo mai puro de liberdade é o pensamento do ser humano, não existe nada que possa privar alguém de pensar o que quiser e é daí que vão surgir as ações, que são vontades e que por sua vez, só existem, porque, existe liberdade para serem realizadas. Entretanto, sabe-se que nem tudo que queremos podemos, a liberdade também sofre limitações, por exemplo, todos os brasileiros são livres para comprarem um carro, mas nem todos terão poder para comprar. Aí chegamos ao ponto principal da discussão, pois, para realmente haver liberdade é necessário existir a possibilidade, que deve ser concreta e objetiva.
A expressão ‘liberdade’ é discutida em todas as sociedades do mundo, mas o mais importante é saber que todas as pessoas possuem a liberdade nas próprias mãos, bastando ter consciência disso e não deixando que se faça dela algo prejudicial à vida em sociedade e nem a própria pessoa. Porque liberdade não é só livre arbítrio de fazer o que se quer, mas é também o respeito e a disciplina perante a sociedade.