Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caverna de Will

O cachorro latiu
O pinto fez piu
A vaca pariu
Com a chuva a casa caiu

Compadre Will de manhã cedo saiu
Para a grande pescaria no rio
Encheu a cara de pinga pau brasil
Pegou o balde vazio, sentou e caiu

No dia seguinte acordou e sentiu
As formigas da terra mordendo seu quadril
Sem roupa, Sem grana e sem fuzil
Correu descalço para o povoado sombrio

Procurou em todas as ruas, mas, ninguém viu
Apenas um jumento preso no barril
Montou em seu lombo e partiu
Cavalgou sem norte até encontrar um covil

Desceu do jumento e sorriu
Entrou na caverna e nunca mais saiu
Agora no mês de abril
A criançada sai a procura da caverna de Will.

SOBRE A PERFEIÇÃO

A busca da perfeição, da agilidade e da autonomia é a mola propulsora do progresso. O ser humanosonha com a perfeição, mas na hora de colocar em prática o impossível se torna um problema lógico a ser desvendado.
Eu gosto de pensar no termo "automaticamente", esse é o termo usado frequentemente para designar algo que opera por si mesmo, ou seja, um objeto inanimado através de regulagens físicas e mecânicas passa a se auto movimentar. Como eu ia dizendo esse termo me chama a atenção, porque, começou a ser usado com o avanço da física mecânica, bem como, da tecnologia e hoje é muito comum o uso das máquinas automáticas. A máquina de lavar, por exemplo, lavas as roupas com com agilidade, perfeição e autonomia, desde que o sistema seja ativado por uma força externa.
Se compararmos o planeta terra com uma máquina percebemos que o nosso planeta é automático. A força propulsora de todo movimento natural terrestre é a força do universo.
Assim também somos nós, o funcionamento do nosso corpo é automático desde que alimentado.
O universo e o corpo humano obedece uma lógica automática de funcionamento. E eu pergunto, as relações sociais obedecem essa lógica automática? Se sim, seria muito mais fácil para compreender os conflitos existentes, a ira e a injustiça. Mas, pela minha puco experiência em coisas da vida, creio que as nossas vontades, aquilo que habita no âmago de cada criatura vivente, não obedece essa sistemática lógica.
Ja percebeu que tudo que é planejado, sonhado não se concretiza como idealizado. O único detentor da perfeição, aquele todo poderoso que idealiza e concretiza conforme sua vontade e com perfeição é o mesmo que escreve em linhas tortas.
Então, o que é perfeição? Seria muito fácil se a vida fosse perfeita e tudo saísse como visualizado previamente. Talves assim os homens deixariam de se angustiarem e sem angústia, sem motivos para guerrear, decepcionar e entristecer o mundo ao redor.
Eu quero dizer com isso que a busca pelo o que não se tem ou não se pode é o desejo interior de ser perfeito, de ter conhecimento e poder necessário para fazer acontecer como se quer.
A automatização que o mundo passa nessa fase de avanço tecnológico está atingindo a nossa mente. Nos irritamos com a falta de imperfeição dos outros, o que chamamos de incopetência, ou seja, aquele que não consegue acompanhar o sistema e aevolução tecnológica é incompetente. Até mesmo o sistema é incompetente, pois, não consegue se adaptar com as variações rotineiras.
É estranho pensar assim, porque, nos leva a crer que todos nós somos incompetentes, uma vez que não conseguimos acompanhar todas as mudanças sociais, físicas e naturais que ocorrem no mundo, por isso não conseguimos alcançar a perfeição. Ou a perfeição ainda é muito complexa para nosso conhecimento, por mais avançados tecnologicamente que sejamos, a perfeição ainda estará longe.
O primeiro passo para se aproximar ao máximo da perfeição é ter consciência de que a realidade é muito diferente da imaginação, por mais que imaginamos o mais perfeito possível, não se compara a imaginação com a realidade. Se não podemos comparar a prática com a teoria, muito menos os sonhos da realidade.
A perfeição consiste naquilo que atingiu o mais alto grau numa escala de valores, isso quer dizer que algo só é perfeito comparado com algo imperfeito.
O impossível é perfeito enquanto sonho, mas, quando é realizado, o impossível, perde o caráter de perfeito, pois, se torna possível, o que gera outro impossível a ser realizado.
O ser humano busca o impossível, o impossível é a perfeição, logo o que as pessoas querem com a tecnologia é a perfeição do sistema natural, é a perfeita previsão dos resultados.
O sonho e a realidade equilibram as diferenças naturais e as variações sociais e  da natureza, assim o ser humano busca através da ciência, arte, filosofia e todas as formas de conhecimento realizar seu sonho de forma perfeita. 
Como disse antes, esse processo de realização nunca é perfeito, pois, ao mesmo tempo que é possível é também impossível, porque só quem sabe como realizar é que pode torná-lo possível, mas, depois de ser possível todos podem fazer com imperfeição. O perfeito é único.
É como a mágica, quando se sabe o truque, a mágica perde a perfeição da realização.
E assim como passes de mágica a sociedade global vai progredindo, tornado o possível em autómatico e o impossível em possível.
A causa da imperfeição na Terra é a força humana, que não é automática. A natureza é perfeita, mas, quando o homem mexe, perde a perfeição.
O dia que houver a automatização das forças e das vontades humanas, o mundo será perfeito, mas isso é impossível.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ESPERANÇA

Esperança.
Tolerância de esperar.
Paciência,
Aguardar o tempo passar.
Parado na hora que demora chegar.
Chá de cadeira com expectativa tomar.
Emboscada imaginária
Ter fé do desejo realizar.
Pensar sem parar:
- Quando a hora vai chegar?
A hora de parar de esperar.
Ócio incessante e o tempo devagar
Resta ter esperança de continuar e
Aguardar o fim do tempo chegar.

Pequenos Erros

Existem erros  que não tem como ser concertados.
Fica marcado no sangue, atormentado por toda eternidade nossos pensamentos.
Erros bobos, feitos sem pensar que estragam a vida, o amor, a alegria,
E tudo mais que antes era belo se torna obscuro, por causa de um simples erro.
Um momento de insanidade,
Uma loucura passageira,
Condena a alma
E restringe a liberdade.
Não existe lei penal para esses erros.
A punição tem origem no coração
E se alastra por todo corpo,
Até atingir o sofrimento total
Da alma culpada.
O perdão pode até aliviar a dor, mas não cura a ferida,
A cruz deve ser carregada por toda vida.
Esses erros são lembranças da inexperiêcia
Da ingenuidade de achar que a perfeição existe.
O medo nos faz errar.
A dor nos faz errar.
O desejo nos faz errar
O amor nos faz errar.
O pedido de desculpa é necessário por educação.
Porque o arrependimento mata o ser humano errante
E não concerta o erro significante.
São lembranças que jamais se esquecerão
É viver equilibrando a culpa e o orgulho.
Desses pequenos erros minha vida está cheia,
Dessas dores incuráveis minha alma já se conformou,
Mas ainda é muito pouco para me fazer desistir.

domingo, 26 de setembro de 2010

Batata Quente

Dilma: Representa a grande massa popular brasileira, ela é a prova que a simpatia do Lula elege qualquer brasileiro(a). Considerando a política nacional atual, a Dilma terá mais condições de efetivar as mudanças necessárias para o desenvolvimento da nação, uma vez que ela tem maior apoio do poder legislativo,mas como sabemos a Dilma vai continuar com o governo do Lula capacitando  mais brasileiros a utilizarem dinheiro público para uso pessoal. A batata deve queimar na mão dela tmb, mas o sistema politico tem por tradição e costume o uso indevido do dinheiro público, até o povo considera normal.
Serra: Tem ótimas idéias para o desenvolvimento nacional, tampar o sol com peneira, aliviar um pouquinho só o sofrimento da grande população, melhor mudar um pouco que continuar igual. alimentando os pobres, ignorando a classe média pagadora de imposto, beneficiando banqueiros e multinacionais a lucrarem sempre em favor do Estado. O Serra representa a prudência, porque ele sabe que precisa de apoio para realmente mudar o cenário brasileiro. Sendo eleito poucas, mas eficientes mudanças ocorrerá, mas a corrupção vai continuar e ele terá que se justificar, pois o partido que mais tem filiados ficha suja é o maior partido no poder legislativo, a batata quente vai sobrar pra ele.
Marina: O progresso da nação por meios sustentáveis é possível, as grandes empresas financiadoas da política perceberão quando tirarem as moedas dos olhos que o lucro, pode não ser imediato, mas, será bem maior se o crescimento da empresa também favorecer o meio ambiente, a comunidade e a nação. Mudar a forma de trabalhar e de organizar a relação de cada um com o meio social. Eu já estou acostumando a seperar meu lixo, as veses esqueço, mas é necessário. O planeta terra exige isso dos seus habitantes. Para Marina concretizar suas idéias para o desenvolvimento toda população deveriaestar preparada para parar de olhar para o próprio umbigo e olhar para a comunidade e perceber que o crescimento só é viavel quando todos crescem juntos. Ela tem que ser muito forte se eleita, pois não conseguirá sem apoio legislativo mudar o jeitinho brasileiro e não queimar suas mãos com a batata.
Plínio: O que o povo precisa é de dignidade, que se compra com dinheiro. Até vitória nas eleições se compra com dinheiro. Para desenvolver o Brasil é necessário tomar decisões significativas e sem burocracia. As propostas são excelentes, mas muita gente no Brasil prefere ganhar o peixe à saber pescar. Se existisse o poder moderador o Plínio conseguiria colocar em prática seus ideais. Os outros poderes iriam fazer cumprir a decisão do poder  moderador, mas atualmente a burocracia é muito complicada para solucionar os problemas sociais com tanta simplicidade. Eu nem imagino o que aconteceria se a batata queimasse nas mão dele.
O momento de ócio é necessário, para nós, loucos seres humanos. Parar por um instante e só pensar, no certo ou errado, no passado, presente ou futuro, nos problemas ou nas soluções, em qualquer objeto, sentimento, fatos e atos ou simplesmente na morte da bezerra.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Essa é para meu bem

Dizem que o amor é cego
O meu encherga, escuta, fala e sente
Dizem que o amor é lindo
O meu não precisa de beleza
Dizem que o amor nos torna forte
O meu me deixa com as pernas bambas
Dizem que o amor enlouquece
O meu me deixa lúcida
Dizem que o amor é sentimento
O meu é real
Tem nome, cheiro e problemas
Sou amada de corpo e alma
E amo esse príncipe que acima de tudo me traz calma.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Morro da(e) Saudade

No morro da solidão
No peito escuridão
Morro de saudade
Do beijo, da gratidão.

O mundo sem piedade,
Afastou você de mim
Morro de saudade
Do tempo que nosso amor não tinha fim.

Enclausurada no meu sofrimento
Sinto o gosto amargo do isolamento
 A eterna saudade sinto no morro
Olhando o infinito, pensando....
Sem você eu morro.


A subida da angústia
A vida sem astúcia
Sozinha no morro
De saudade eu morro.


Um desejo me cega,
A vontade me enlouquece
Te quero novamente
Nos meus braços, seu calor ardente.


A esperança me consola,
A saudade me desola,
A lágrima me sufoca,
No alto espero você de volta.

Eu morro
De saudade
No morro
Da saudade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O SENTIMENTO DA RISADA

Sorrir, sentir-se alegre por algum motivo, expressão de alegria, sarcasmo ou ironia.
Vai saber por que o outro ria.
Minha risada encontra um segredo
De felicidade, de bondade, de maldade e até de medo.
Sorrir e chorar sem controle, são expressões do sentimento
Contido no peito adentro, ignorando o mau pensamento,
Escandaliza sem consentimento
A gargalhada do vexame total e
Transforma em risada o mau humor infernal.

O sorriso é o melhor remédio
Cura depressão, medo, dor e hipertensão,
Desde que seja sorriso de coração.
A maldade engraçada contribui com a destruição,
Os humilhados e menospresados por último sorrirão
De vingança e sem compaixão
A dor alheia vira diversão.
O bobo da corte faz o circo e ganha o pão,
Tornando o dia do rei maior ilusão.

O sorriso infantil encanta o coração
Dos impuros, dos honestos, da razão e da emoção.
Mostra que a beleza é interior
E que o mundo tem esperança de recompor
A união e a preservação da sobrevivência da nação.
O sorriso ingênuo e sem rancor
Promove o amor em meio ao terror,
Compartilha a paz com o ser incapaz e
Leva a modéstia ao coração sagaz.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

POESIA

Eu respiro a poesia
Aonde quer que eu vá
nos teatros, nas faculdades
E até no morto mar.

Eu escrevo poesia 
Aonde quer que eu vá
Sob árvores e sobre a grama
E no meu quarto a deitar.

Eu rescito a poesia 
Aonde quer que eu vá
Com os amigos reunidos
Ou sozinha a falar.

Eu vivo a poesia
Aonde quer que eu vá
Nas situações mais complicadas
E nos sonhos a delirar.